História

A SOMEFE - Sociedade de Metais e Fundição, Lda., foi fundada em 1947, tendo desenvolvido a actividade de Fundição de Ferrosos até 1997.
Inicialmente produzia equipamentos para a agricultura, pesos para tractores, grades de disco, etc. Os produtos foram-se adaptando às necessidades do mercado, tendo-se assumido em 1972 como fabricante de Tampas de Saneamento, portinholas, sumidouros, grelhas, etc.

As especificações normativas deste tipo de dispositivos e actividade tornaram-se demasiado exigentes, quer a nível de dimensões, qualidade e ambiente, tendo-se tido a coragem de "avariar" o forno no início de 1997. Desactivou-se a actividade de fundição de ferrosos, reafectando-se o pessoal produtivo da Somefe, com larga experiência no processamento de vários tipos de metais, a uma nova empresa: NOITES RECICLAGEM Matérias Primas Secundárias, Lda. e o pessoal e equipamentos da serralharia e acabamento de peças da fundição a outra nova empresa: Sometambi - Sociedade Metalomecânica de Equipamentos Técnicos e do Ambiente, Lda.

A SOMEFE manteve a área de comercialização de equipamentos para infraestruturas de sub-solo, que anteriormente produzia, nomeadamente Tampas de Saneamento, Sumidouros e Grelhas, bem como de outros materiais de construção, relacionados com infraestruturas, tais como tubos, válvulas, bombas, revestimentos, etc. A Somefe é representante da empresa EJ Ibérica, (ex Norinco Ibérica), líder Europeu em dispositivos de fecho de câmaras de visita e sumidouros certificados.

Desde a sua origem, a SOMEFE desenvolve a actividade de comercialização de sucatas metálicas. No período em que exercia a actividade de fundição adquiria para utilização própria, tendo continuado a efectuar a actividade de aquisição de sucatas metálicas e preparação para fornecer directamente as fundições nacionais e estrangeiras, tendo em conta o know-how adquirido ao longo dos primeiros 50 anos de existência da empresa. As sucatas metálicas comercializadas vão desde os Metais Ferrosos (Ferro, Aço, Inox) a Metais Não Ferrosos (Cobre, Latão, Bronze, Alumínio, Níquel, etc.).

A SOMEFE alargou a sua actividade à área de logística de armazéns, através do aluguer de espaços no Parque Industrial e Tecnológico de Évora e de fornecimento de soluções logísticas, em empresas da região. Em 2009 constitui um entreposto aduaneiro, para dar resposta a solicitações de clientes.

No ano de 1998 a SOMEFE investiu na compra de um terreno para a construção de uma nova unidadecom uma área coberta de 2.200 m2 e 4.000 m2 de área descoberta, em terreno contíguo ao da NOITES RECICLAGEM, no Parque Industrial e Tecnológico de Évora. As instalações foram inauguradas em 2008, aquando do 60º aniversário da SOMEFE, ficando por concluir a área administrativa e de atendimento ao público. Em Junho de 2011 foi feita a mudança definitiva de instalações para o PITE.

Obteve a Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente, em 2012, pelas norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.