Quem Somos
História
1947 – Fundação e Inicio da Actividade
A SOMEFE – Sociedade de Metais e Fundição, Lda., foi fundada em 1947, tendo desenvolvido a atividade de Fundição de Ferrosos ao longo de 50 anos até 1997. Iniciou a atividade vocacionada para a produção de equipamentos para o setor agrícola, nomeadamente grades de discos, alfaias, pesos para tratores.
1977 – Compra da totalidade quotas da sociedade pelo Engº José Manuel Noites e Família.
Redefinição da estratégia
Ao longo dos anos a empresa sempre se foi adaptando às necessidades do mercado, mas na década de 70, com o desenvolvimento do saneamento básico e abastecimento de água às áreas rurais, a Somefe assumiu-se como fabricante de tampas de saneamento, portinholas, sumidouros e todo o tipo de acessórios em ferro fundido para tubagens.
1997 – Desativação da atividade de Fundição, criação de novas empresas
As especificações do normativo europeu para os dispositivos de fecho de câmaras de visita e sumidouros (EN: 124), foram-se tornando cada vez mais exigentes, quer ao nível da qualidade e dimensões, quer ao nível do ambiente. Para continuar a produzir a gama de produtos que até então fabricava, a Somefe teria, para além de alterar por completo o seu processo produtivo, deslocalizar a fábrica para uma zona mais distante do centro histórico da cidade.
Analisados todos os prós e contras, optou-se estrategicamente desativar a atividade industrial da fundição reafectando o pessoal produtivo da Somefe a novas atividades e empresas e focar a atividade da Somefe no comércio de produtos para as infraestruturas de sub-solo, atividade que já desenvolvia anteriormente com uma gama de produtos complementares aos que produzia internamente.
Com o pessoal da Fundição, com larga experiência no processamento de vários tipos de metais, fundou-se a Noites – Reciclagem e Matérias Primas Secundárias, Lda. e com o pessoal da Serralharia, que fazia o acabamento das peças da fundição, fundou-se a Sometambi – Sociedade Metalomecânica de Equipamentos Técnicos e do Ambiente, Lda.,
A SOMEFE manteve a área de comercialização de equipamentos para infraestruturas de sub-solo, que anteriormente produzia, nomeadamente Tampas de Saneamento, Sumidouros e Grelhas, bem como de outros materiais de construção, relacionados com infraestruturas, tais como tubos, válvulas, bombas, revestimentos, etc. A Somefe é representante da empresa EJ (Ex. Norinco), líder Europeu em dispositivos de fecho de câmaras de visita e sumidouros certificados.
Desde a sua origem, a SOMEFE desenvolve a atividade de comercialização de sucatas metálicas. No período em que exercia a atividade de fundição adquiria para utilização própria, tendo continuado a efetuar a atividade de aquisição de sucatas metálicas e preparação para fornecer diretamente as fundições nacionais e estrangeiras, tendo em conta o know-how adquirido ao longo dos primeiros 50 anos de existência da empresa. As sucatas metálicas comercializadas vão desde os Metais Ferrosos (Ferro, Aço, Inox) a Metais Não Ferrosos (Cobre, Latão, Bronze, Alumínio, Níquel, etc.).
1998 – Compra de Terreno no Parque Industrial e Tecnológico de Évora – PITE
No ano de 1998 a SOMEFE investiu na compra de um terreno para a construção de uma nova unidade com uma área coberta de 2.200 m2 e 4.000 m2 de área descoberta, em terreno contíguo ao da NOITES RECICLAGEM, no PITE.
2006 – Nova área de negócios – Logística de Armazéns
A SOMEFE alargou a sua atividade à área de logística de armazéns, através do aluguer de espaços no PITE e de fornecimento de soluções logísticas, em empresas da região.
2009 – Constituição do entreposto aduaneiro num armazém de logística no PITE
2008 – Inauguração das novas instalações no PITE
Coincidindo com o 60º Aniversário da Empresa são inauguradas as novas instalações no PITE, deslocalizando para estas instalações a área produtiva e de armazenagem.
2011 – Mudança definitiva para o PITE
Com a conclusão da área administrativa e atendimento ao público nos novos armazéns, é deslocalizada toda a atividade da empresa para o PITE.
2012 – Obtenção da primeira Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente pelas normas ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004. Estas certificações têm vindo a ser sucessivamente renovadas desde então.
2019 – Ampliação da área coberta de armazém no edifício sede com mais 600m2.